ORIENTAÇÕES
A Atividade Lúdica ZIP ZAP ZUP veiculada no site da ABEAÇO, é direcionada a alunos dos Cursos Fundamental II e Ensino Médio de Escolas Públicas, podendo ainda ser desenvolvida com alunos de Fundamental I, com algumas adaptações, ajustes e seleção feitas pelos professores, de acordo com a faixa etária a ser atendida.
A Atividade Lúdica foi contextualizada à terra das latas de aço, Latônia, um lugar alegre, cheio de possibilidades, formada por seis cidades: Akilata, Sonalata, Photolata, Bricolata, Ludolata e Ecolata.
Da mesma forma apresentará seis módulos com esses mesmos títulos, nos quais as Aventuras do Lataço serão desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa, inspiradas nas características de cada uma das cidades.
Clique aqui para conhecer a História da Latônia.
OBJETIVOS
MONTAGEM DA EQUIPE
A escola interessada em participar desta atividade, deverá montar uma ou mais equipes, cada qual constituída de (2 a 6) professores, (5 a 20) alunos, assim como de funcionários e membros da comunidade que desejarem participar ou colaborar na realização dos trabalhos.
Será interessante a equipe contar com o auxílio de professores responsáveis por diversas áreas do conhecimento, principalmente de Artes Plásticas e Música, Português, História, e Ciências, que poderão aprofundar as propostas contidas em ZIP ZAP ZUP, integrando as mesmas ao seu programa anual. Toda e qualquer ajuda de talentos - tanto da comunidade escolar, quanto local - será muito bem vinda à nossa Atividade Lúdica.
A equipe, depois de montada, deverá escolher um nome e um logo que a representarão durante toda a participação na Atividade Lúdica.
PROFESSOR LÍDER OU COORDENADOR
Um dos professores da equipe será escolhido como o líder ou coordenador que dará início aos trabalhos da Atividade Lúdica, realizando uma articulação entre as ações desta e as demais atividades da escola, especificadas em seu planejamento anual - Plano Político Pedagógico da Escola - junto a seus colegas. Além disso, deverá tomar conhecimento da proposta da atividade no site ABEAÇO, e sensibilizar os demais integrantes da equipe, fazendo uma conversa inicial e lançando mâo das apresentações, anteriormente preparadas e constantes no site.
INSCRIÇÃO DA ESCOLA E DA EQUIPE
Após a escolha da equipe, o professor líder/coordenador deverá inscrever a equipe da escola, clicando no link “inscrição” existente no site da ABEAÇO, colocando o nome e dados da escola, nome escolhido para a equipe, bem como seus dados, de seus colegas e dos alunos que realizarão os trabalhos e também dos membros da comunidade (que se oferecerem para cooperar) no FORMULÁRIO.
CRONOGRAMA
O cronograma da Atividade Lúdica será flexível e adaptado às necessidades de cada escola. Entretanto, cada equipe deverá criar o seu próprio e apresentá-lo tanto à direção da escola, quanto à administração de ZIP ZAP ZUP, no e-mail zipzapzup@abeaco.org.br.
MÓDULOS
ZIP ZAP ZUP é formada por 6 módulos, que serão veiculados subsequentemente, no site ABEAÇO, a partir do mês de abril de 2010, na ordem apresentada abaixo:
Akilata: história da lata /sua importância.
Sonalata: sons, ritmos e música com latas de aço.
Photolata: luz e fotografia e latas de aço.
Bricolata: arte e artesanato com latas de aço.
Ludolata: Jogos e diversões com/a partir de latas de aço.
Ecolata: cidade sustentável das latas.
Cada um dos módulos é formado por três áreas: ZIP*ZAP*ZUP, sendo que essas áreas, basicamente se constituem em:
ZIP- sensibilização, informações, pesquisas, coleta de material, reportagem, entrevistas, visitas a fábricas e armazéns, palestras e debates/ apresentações PPT/ vídeos...
ZAP – criação: textos verbais e não verbais/ HQ/ artesanato/ criação de instrumentos musicais e de música/ sonorização de textos (sonoplastia)/ maquetes/ instalações/ histórias colaborativas/ dramatizações/ teatro.
ZUP – trabalhos colaborativos e de união dos participantes da equipe/ apresentações para a comunidade escolar - local e virtual/ campanhas/ apresentação teatral/ rádio/jornal mural/ festa na escola/ exposições.
ESPECIFICAÇÕES DOS MÓDULOS
AKILATA
O título Akilata vem do verbo Aquilatar, que significa: determinar o quilate; fazer juízo do valor ou mérito de algo ou alguém; avaliar; aprimorar (Dic. Aulete).
Sensibilização, pesquisa da história da lata, timeline, serventia, utilidade e uso da lata. Entrevistas sobre o uso da lata/ coleta de vários tipos de lata e outros materiais (montagem de sucatário).
Criação: “Aventuras de uma Lata” – História em Quadrinhos e/ou histórias ilustradas. Características das Personagens – Ataliba e Ladilata/ Criação das personagens com latas recolhidas – apresentação de teatro de fantoches ou marionetes (com lata).
Apresentação/ campanha/ jornal mural/ exposição/ teatro/ instalações, publicação.
SONALATA
O título Sonalata vem da junção das palavras Som+na+lata.
Pesquisa sobre Instrumentos Artesanais e com Sucata/ informações básicas sobre música e instrumentos musicais.
Montagem de instrumentos musicais feitos com lata – apresentação de alguns instrumentos passo-a-passo (maraca, marimba, tambor, reco-reco, pandeiro...); estimular a pesquisa e criação própria de instrumentos. Musicalização de uma história. Instigar os participantes para a composição musical.
Trabalho colaborativo – montagem de uma banda de percussão. Criação de vídeo, MP3 e publicação.
PHOTOLATA
A palavra Photolata vem do grego phos, photo que significa luz, acrescida da palavra lata. www.etimo.it/
Sensibilização do módulo/ Pesquisa da História da Fotografia/ a Fotografia “pinhole”/ Entrevistas e/ou palestras com fotógrafos da comunidade.
Montagem de máquina “pinhole”/ ensaios fotográficos com latas (novas ou velhas, na despensa, armazém, ferro-velho, rua...), com tema “Lataria”- Inspiração: Pop Art - Andy Warhol.
Exposição das “máquinas pinhole”, das fotos ‘pinhole” e das fotos com tema “Lataria”/ publicação.
BRICOLATA
Bricolata foi montada a partir da palavra bricolagem+lata (bricolagem tem origem no termo francês bricolage, que é usado nas atividades em que a pessoa realiza para seu próprio uso ou consumo, evitando deste modo, o serviço de um profissional; também o termo é usado na antropologia, para denominar a união de vários elementos para formação de um único e individualizado).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bricolagem
Sensibilização do módulo/textos sobre os 3 Rs/ criatividade e Arte/ Inspiração: Archimboldo e suas caras complexas.
Coletas de Latas/ Artesanato com latas com passo-a-passo (porta-trecos/ porta-lápis/ vaso/ móbile/ bonecos/ robô/ bicho...). Técnicas: pintura/ montagem/ colagem/ tecelagem/ mosaico.
Exposição dos objetos obtidos, montagem de feira de artesanato com fins beneficientes/ publicação.
LUDOLATA
O título deste módulo foi montado a partir da palavra lúdico, acrescida da palavra lata. (A palavra Lúdico é derivada, por etimologia, do sustantivo latino ludus , que significa "jogo" entre outras coisas. Designa pois tudo o que é relativo ao jogo, ócio (criativo), entretenimento, ou diversão. Lúdico se formou por analogia a muitas palavras que empregavam o sufixo ico. Lúdico também provém do latim ludicer, ludicra, ludicrum - divertido, ameno, próprio do jogo.
http://etimologias.dechile.net/?lu.dico
Sensibilização do módulo: o Jogo na história do homem (Homo Ludens); o lúdico e a arte; importância do jogo na educação.
Coleta de material para desenvolvimento de jogos/ criação de jogos; palavras cruzadas; catalata (caça palavras); carta enigmática (assunto: reciclagem e as latas); quebra-cabeças em PPT (figura do Archimboldo); brinquedos com lata; jogos de tabuleiro.
Exposição dos jogos obtidos, torneio de jogos na escola; publicação.
ECOLATA
O título deste módulo foi formado a partir da palavra Ecologia, acrescida da palavra lata. A palavra ecologia foi cunhada pelo alemão Ernst Haeckel a partir do termo grego okologie, formado de oikos = casa e logie = estudo de, ou seja, o estudo do habitat dos seres vivos). http://etimologias.dechile.net/?ecologi.a
Sensibilização do módulo: significado de sustentabilidade; os princípios da sustentabilidade; sustentabilidade na comunidade e escola. Reportagens sobre as 1ªs cidades sustentáveis no mundo.
Pesquisas sobre a sustentabilidade e meio ambiente na escola e na comunidade; entrevistas; montagem de jornal mural; jornal impresso ou blog sobre o assunto; no meio ambiente; montagem de uma cidade sustentável com sucata variada e latas. Criação de Campanha de acordo com a necessidade.
Exposição trabalhos criados, palestras na escola sobre o assunto; debates e fórum. Publicação.
TEXTO COLABORATIVO FINAL:
LIVRO
No final da Atividade Lúdica, os participantes serão convidados a realizar um texto colaborativo ZIP ZAP ZUP, a partir dos “Diários de Bordo” realizados em cada módulo, para que possam registrar seus sentimentos, reflexões e experiências. Esse livro poderá ser publicado em papel ou resultar em e-book em site gratuito a ser indicado.
CONTINUIDADE DE
Outros Projetos com tema macro Sustentabilidade e Meio Ambiente (dando continuidade após o término da Atividade Lúdica, ou ainda, acontecendo paralelamente à mesma) poderão ser criados pela equipe da escola, dependendo das necessidades, interesses e demandas da comunidade, e contar, então, com parceria de órgãos públicos ou de empresas interessadas.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS
Após a realização de cada trabalho proposto pela atividade, nos diversos módulos, o professor lider/coorrdenador ou alguém designado por ele, deverá publicar, conforme indicação, fotos dos trabalhos (ou imagem scanneada) e depoimentos (de alunos, professores e outros particiantes), bem como o Diário de Bordo de cada módulo (que depois será aproveitado na montagem do livro final).
A publicação dos trabalhos será realizada em um blog único linkado à Atividade Lúdica, especialmente criado e customizado (com áreas criadas para cada escola).
A autorização de autoria, ou permissão para publicação, será concedida ao professor lider/coordenador de cada equipe pelo administrador do blog. E o e-mail do professor lider/coordenador (o mesmo contido no formulário de inscrição, preenchido anteriormente pela equipe) será o login de entrada nesse blog de publicações
CONCURSOS ABEAÇO
Cada módulo de ZIP ZAP ZUP contará com um concurso especial promovido pela ABEAÇO, com regulamentos pré-estabelecidos, a serem divulgados proximamente e em tempo hábil.
DÚVIDAS
Qualquer dúvida a respeito da participação da equipe, do desenvolvimento ou da realização das atividades de
poderão ser sanadas através do e-mail
zipzapzup@abeaco.org.br, pela área “fale conosco”
no blog de publicações.
"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Induz Comunicação e Design".
Rua Rocha, 167 - cj.33
Bela Vista - São Paulo
Tel: (55 11) 3842-9512
Fax: (55 11) 3849-0392