O PROJETO I   FALE CONOSCO

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

PROPOSTAS DE

TRABALHO EM

AKILATA

 

 

 

MONTAGEM DE BANDA DE PERCUSSÃO

 

 

Banda de Música

 

Banda de Música  – Cândido Portinari, 1956

 

“Banda é arte, é folclore, é manifestação popular, é a própria história da tradição de um povo”.

 

Maestro Rosildo Beltrão

 

 

“Estava à toa na vida/ O meu amor me chamou/ Pra ver a banda passar/ Cantando coisas de amor (...)”.

 

A banda – Chico Buarque de Holanda

 

 

Lataço - Você sabia

 

O que é banda?

Banda, conjunto ou grupo musical é uma reunião de músicos formada com o intuito de tocar diversos arranjos musicais. No Brasil, inicialmente a expressão “banda de música”, ou simplesmente “banda”,  foi utilizada para definir a formação musical composta por instrumentos chamados “madeiras”,  “metais” e “percussão”. Essa é a tradicional banda de música a que se refere a famosa canção A Banda, de Chico Buarque de Holanda.

 

Geralmente nas cidades interioranas, as bandas se apresentam em um local chamado “coreto”, que fica na praça central da cidade, ou ainda pelas ruas e  em desfiles cívicos.


Hoje, o termo “banda” é usado também para grupos de rock, em formações de jazz, e ainda para as chamadas Bandas Sinfônicas e as Bandas Marciais.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_musical

 

 

Bandas de Música no Brasil

Com a vinda da família real portuguesa, em 1808, aconteceram mudanças muito significativas no Brasil, notadamente, no mundo artístico-musical. Com D. João VI e a corte portuguesa veio a “Banda da Brigada Real” que serviria de modelo para as bandas que se formariam a partir de então.


Um Decreto de 1810 determinou a criação de um corpo de música em cada regimento militar. Em 1814 espalharam-se pelos quartéis o ensino e a prática de instrumentos mais atualizados, em substituição às antigas bandas, ou ternos e quaternos, de tocadores de charamelas, pífanos, trombetas, caixas e tímbales. Em 1817, determinou-se aos “Batalhões de Infantaria e de Caçadores” a organização de suas bandas de música, que, Inicialmente, tinham como modelo as bandas medievais com seus uniformes e rígida hierarquia constituida de: mestre, contra-mestre, oficial, aprendiz.

Fonte: http://www.barbacenaonline.com.br/musica/historia.htm

 

 

O trabalho colaborativo de montagem de uma Banda de Percussão com a participação dos alunos é uma ótima oportunidade de fazer com que os mesmos experimentem os efeitos sonoros que podem ser obtidos através dos seus curiosos instrumentos feitos de lata, além de contribuir para:

 

  • A sua iniciação musical  (musicalização),  o despertar do senso rítmico e o desenvolvimento da  acuidade auditiva;
  • O controle muscular e motricidade; 
  • O estímulo da espontaneidade e da confiança em si próprio; 
  • A satisfação da necessidade de atividade física, própria da idade;
  • O desenvolvimento de hábitos sadios, como canalização da criatividade para a arte e a  música, da sociabilidade e do  respeito pelo outro (quanto ao seu grau de habilidade e contribuição no trabalho colaborativo).
  • Desenvolvimento da atenção e da escuta fina, do sentimento de pertencimento, da confraternização e da tolerância, com os demais.  (A tolerância, na visão transdisciplinar, “é o reconhecimento do direito às idéias e verdades contrárias às nossas”).
  •  

     

    PASSOS DO TRABALHO

    A formação da banda de percussão tem que ser introduzida aos poucos. Depois que os alunos construiram, cada qual, um ou mais instrumentos musicais, a primeira coisa a se fazer é incentivá- los na exploração  e conhecimento de  todas as possibilidades desses  instrumentos separadamente, para depois poder  juntar, numa mesma música, os demais, e até serem capazes  de combiná-los todos numa mesma harmonia.


    Os alunos deverão sempre ser incentivados para o enfrentamento dos desafios que encontrarem durante o trabalho que, provavelmente,  recém estão tomando conhecimento; todos deverão ser conduzidos para uma performance criativa e de sucesso. O despertar a curiosidade para novas fontes sonoras, nesse momento, também é muito importante.

     

    O professor ou professores que coordenarem essa atividade deverão desenvolvê-la paulatinamente, sem atropelos e de uma maneira lúdica e leve, a fim de que os alunos não se cansem e também não percam sua motivação.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Dicas do Lataço

    Sugerimos os seguintes passos para a montagem da banda de percussão.

     

  • Depois dos instrumentos musicais concluídos, pedir para que cada aluno  dê um nome bem diferente para seu instrumento, dependendo do som que ele produz.
  • Dispor os alunos numa sala grande de modo a não atrapalhar alunos de outras aulas, com os sons e ruídos que serão produzidos.
  • Fomentar a experimentação dos instrumentos musicais em pequenos grupos, buscando todas as possibilidades de produção de sons em forma de improviso - que não deixa de ser uma saudável brincadeira musical.
  • Além dos instrumentos, os participantes poderão usar a voz em coral (cantando a letra da música, se tiver, ou apenas a melodia) e ainda acompanhar com  sons produzidos com partes do próprio corpo (estalar os dedos, estalar a língua, assobios, bater palmas, bater o pé no chão, estalar a bochecha...)
  • Conversar com os alunos a respeito de ritmo e sobre aqueles que eles conhecem. Experimentar alguns deles usando os instrumentos, pois na banda de percussão o ritmo é um dos principais elementos a serem cuidados.
  • Depois do trabalho realizado em grupos pequenos, cada um dos grupos apresentará suas melhores tentativas na produção de sons.
  • Alguns registros (notações musicais) poderão ser feitas neste momento ou mesmo uma gravação, para serem discutidas posteriomente.
  •  

    Uma “partitura” realizada com sinais gráficos (bolinhas, tracinhos, pontinhos, tracejado, linhas finas, linhas grossas, manchas) - usados para representar ritmo, sons e pausas  e também  cores - para representar os instrumentos de cada um - poderá ser feita pelos grupos, combinando-se, de antemão, com o “maestro” e com todos os participantes, quais seriam esses sinais.

     

    Anotação Musical

     

    Notação gráfica

    Fonte: Musica na Educação Infantil, p.181

     

  • Em seguida cada grupo escolhe uma música conhecida, como as cantigas de roda para acompanhar com a voz e com os instrumentos e uma primeira apresentação destes grupos poderá ser sugerida para se “pinçar” efeitos interessantes que foram criados, e que podem, ser utilizados posteriormente, pelo grupo inteiro.
  • O professor, um aluno indicado por este, ou mesmo um membro da comunidade, poderá ser o “regente” ou “maestro” da banda, que combinará com a turma, quais os sinais que fará com as mãos para que este ou aquele instrumento toque, para baixar ou intensificar o volume dos sons, quando se fará pausas ou silêncio, e o sinal de finalização da performance.
  • Marcar alguns ensaios até que a música ou músicas escolhidas sejam bem assimiladas e acompanhadas por todos.
  • Fazer uma apresentação para um grupo pequeno de convidados. Alguns “palpites” poderão ainda ser bem vindos.
  • Apresentar oficialmente para a comunidade em evento a ser marcado.
  •  

     

    APOIO

    Professor@s de Música, Educação Artística, Português, Ciências, História, Matemática, alun@s monitores/ alun@s musicistas e ainda musicistas da comunidade escolar/local que desejarem cooperar na criação do jingle do lataço, serão muito bem vind@s, no momento de realização desta atividade em Sonalata.

     

    Links do Lataço

    Banda de Música
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_militar

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_musical


    História da Banda de Música no Brasil
    http://www.barbacenaonline.com.br/musica
    http://www.funarte.gov.br/portal/centro/musica


    Coreto
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreto

     

    Notação Musical: Partitura
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Partitura
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Notal


    Instrumentos de banda
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_sopro
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeiras


    Carta da Transdisciplinaridade – Tolerância
    http://www.cfh.ufsc.br/~let/carta.htm


    A banda – Chico Buarque – letra
    http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/


    A banda - Chico Buarque (letra em inglês)
    http://www.sonia-portuguese.com/songs/banda.htm


    Cantigas de roda
    http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm

     

     

     

    GLOSSÁRIO DE SONALATA

     

    "Material desenvolvido por Vera Laporta".

    "Ilustrações e Site Induz Comunicação e Design".

     

     

     

    Logo ABEAÇO Logo ABEAÇO

      Rua Rocha, 167 - cj.33

      Bela Vista - São Paulo

      Tel: (55 11) 3842-9512

      Fax: (55 11) 3849-0392