PHOTOLATA

Photolata é uma das cidades mais cheias de Luz de Latônia, em cujo céu se pode avistar um imenso Arco-Íris. Iris, a mensageira dos deuses, volta e meia aparece voando pelo céu, cantarolando “vermelho lá vai violeta... vermelho lá vai violeta...” para ajudar a todos de Photolata a se lembrarem da sequência das 7 cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. “Vermelho lá vai violeta... vermelho lá vai violeta...”

Nesta cidade existe uma centena de fotógrafos e pesquisadores de luz, das lentes e da fotografia, que sempre são requisitados para ajudar nos registros dos habitantes e dos eventos de toda a Latônia.

No museu da cidade, cuja fachada é feita de prata, podem-se encontrar máquinas fotográficas, das mais antigas - Rolleyflex, Flexaret, Agfa, Kodak, tipo de fole, de caixãozinho, 007, do Mickey - algumas feitas de lata, outras de madeira ou plástico, encontradas pelos catadores latônios nos lixos de várias lugares do mundo externo.

Mas no jardim central de Photolata pode-se encontrar ainda o último lataço “lambe - lambe”, mais comumente chamado “fotógrafo de jardim”,  que, incansavelmente, fotografa quem quer que passe por lá, com a máquina centenária herdada do avô Lentino.

Nas lojas de Photolata o visitante poderá encontrar tudo o que se refere à fotografia e á imagem: máquinas fotográficas, manuais, lentes, tripés, lupas, flashs, luzes coloridas, líquidos para revelação, ampliadores, filmes...

Em todo final de ciclo, os photolatianos organizam exposições ao ar livre, com suas melhores fotos, e também cursos para que as latas mais jovens possam aprender a “arte de escrever com a luz”, uma linda tradição da Latônia.



"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".
+55 11 3842 9512
abeaco@abeaco.org.br
Rua Afonso de Freitas, 559, cj 81 . Paraíso . São Paulo
© 2020 ABEAÇO . ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS DE AÇO . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . UX DESIGNER KARLA GRANADEIRO