ORIENTAÇÕES

A Atividade Lúdica ZIP ZAP ZUP veiculada no site da ABEAÇO, é direcionada a alunos dos Cursos Fundamental II e Ensino Médio de Escolas Públicas, podendo ainda ser desenvolvida com alunos de Fundamental I, com algumas adaptações, ajustes e seleção feitas pelos professores, de acordo com a faixa etária a ser atendida.

A Atividade Lúdica foi contextualizada à terra das latas de aço, Latônia, um lugar alegre, cheio de possibilidades, formada por seis  cidades: Akilata, Sonalata, Photolata, Bricolata, Ludolata e Ecolata.

Da mesma forma  apresentará seis módulos com esses mesmos títulos, nos quais as Aventuras do Lataço serão desenvolvidas de maneira lúdica e prazerosa, inspiradas nas características de cada uma das cidades.  

Clique aqui para conhecer a História da Latônia.

SAIBA MAIS SOBRE O ZIP ZAP ZUP

OBJETIVOS

Sensibilizar para o sentimento de pertencimento e de planetariedade e necessidade de preservação do meio físico, social e cultural como um todo.

. Incentivar ações relativas à política dos 3 Rs, insistindo no item redução, no consumo consciente e em atitudes proativas, direcionadas tanto para a saúde quanto para a qualidade de vida.
. Estimular a criatividade na produção plástica e no artesanato, a partir do tema macro e do tema iniciante - latas de aço – reaproveitamento e tranformação.
. Estimular a criação de textos (em poesia e prosa) e de músicas.
. Promover a descoberta de talentos para o desenvolvimento da auto-estima, através dos trabalhos de pesquisa e de expressão.
MONTAGEM DA EQUIPE

A escola interessada em participar desta atividade, deverá montar uma ou mais equipes, cada qual constituída de (2 a 6) professores, (5 a 20) alunos, assim como de funcionários e membros da comunidade que desejarem participar ou colaborar na realização dos trabalhos. Será interessante a equipe contar com o auxílio de professores responsáveis por diversas áreas do conhecimento, principalmente de Artes Plásticas e Música, Português, História, e Ciências, que poderão aprofundar as propostas contidas em ZIP ZAP ZUP, integrando as mesmas ao seu programa anual. Toda e qualquer ajuda de talentos - tanto da comunidade escolar, quanto local - será muito bem vinda à nossa Atividade Lúdica. A equipe, depois de montada, deverá escolher um nome e um logo que a representarão durante toda a participação na Atividade Lúdica.
PROFESSOR LÍDER OU COORDENADOR

Um dos professores da equipe será escolhido como o líder ou coordenador que dará início aos trabalhos da Atividade Lúdica, realizando uma articulação entre as ações desta e as demais atividades da escola, especificadas em seu planejamento anual - Plano Político Pedagógico da Escola - junto a seus colegas. Além disso, deverá tomar conhecimento da proposta da atividade no site ABEAÇO, e sensibilizar os demais integrantes da equipe, fazendo uma conversa inicial e lançando mâo das apresentações, anteriormente preparadas e constantes no site.
INSCRIÇÃO DA ESCOLA E DA EQUIPE

Após a escolha da equipe, o professor líder/coordenador deverá inscrever a equipe da escola, clicando no link “inscrição” existente no site da ABEAÇO, colocando o nome e dados da escola, nome escolhido para a equipe, bem como seus dados, de seus colegas e dos alunos que realizarão os trabalhos e também dos membros da comunidade (que se oferecerem para cooperar) no FORMULÁRIO.
CRONOGRAMA

O cronograma da Atividade Lúdica será flexível e adaptado às necessidades de cada escola. Entretanto, cada equipe deverá criar o seu próprio e apresentá-lo tanto à direção da escola, quanto à administração de ZIP ZAP ZUP, no e-mail  zipzapzup@abeaco.org.br.
MÓDULOS

ZIP ZAP ZUP é formada por 6 módulos, que serão veiculados subsequentemente, no site ABEAÇO, a partir do mês de abril de 2010, na ordem apresentada abaixo:

Akilata:
história da lata /sua importância.

Sonalata:
sons, ritmos e música com latas de aço.

Photolata:
luz e fotografia e latas de aço.

Bricolata:
arte e artesanato com latas de aço.

Ludolata:
Jogos  e diversões com/a partir de latas de aço.

Ecolata:
cidade sustentável das latas.

ÁREAS

Cada um dos módulos é formado por três áreas: ZIP*ZAP*ZUP, sendo que essas áreas, basicamente se constituem em:

ZIP- sensibilização, informações, pesquisas, coleta de material, reportagem, entrevistas, visitas a fábricas e armazéns, palestras e debates/ apresentações PPT/ vídeos...  

ZAP – criação:  textos verbais e não verbais/ HQ/  artesanato/ criação de instrumentos musicais e de música/ sonorização de  textos (sonoplastia)/ maquetes/ instalações/  histórias colaborativas/ dramatizações/ teatro.

ZUP – trabalhos colaborativos e de união dos participantes da equipe/ apresentações para a comunidade escolar - local e virtual/ campanhas/ apresentação teatral/ rádio/jornal mural/ festa na escola/ exposições.

ESPECIFICAÇÕES DOS MÓDULOS

AKILATA
O título Akilata vem do verbo Aquilatar, que significa: determinar o quilate; fazer juízo do valor ou mérito de algo ou alguém; avaliar; aprimorar (Dic. Aulete).

Sensibilização, pesquisa da história da lata, timeline, serventia, utilidade e uso da lata. Entrevistas sobre o uso da lata/ coleta de vários tipos de lata e outros materiais (montagem de sucatário).

Criação: “Aventuras de uma Lata” – História em Quadrinhos e/ou  histórias ilustradas. Características das Personagens – Ataliba e Ladilata/ Criação das personagens com latas recolhidas – apresentação de teatro de fantoches ou marionetes (com lata).

Apresentação/ campanha/ jornal mural/ exposição/ teatro/ instalações, publicação.

SONALATA
O título Sonalata vem da junção das palavras Som+na+lata.

Pesquisa sobre Instrumentos Artesanais e com Sucata/ informações básicas sobre música e instrumentos musicais.

Montagem de instrumentos musicais feitos com lata – apresentação de alguns instrumentos passo-a-passo (maraca, marimba, tambor, reco-reco, pandeiro...); estimular a pesquisa e criação própria de instrumentos. Musicalização de uma história. Instigar os participantes para a composição musical.

Trabalho colaborativo – montagem de uma banda de percussão. Criação de vídeo, MP3 e publicação.

PHOTOLATA
A palavra Photolata  vem do grego phos, photo que significa  luz,  acrescida da palavra  lata.  
www.etimo.it/

Sensibilização do módulo/ Pesquisa da História da Fotografia/ a Fotografia “pinhole”/ Entrevistas e/ou palestras com fotógrafos da comunidade.

Montagem de máquina “pinhole”/ ensaios fotográficos com  latas (novas ou velhas, na despensa, armazém, ferro-velho, rua...), com tema “Lataria”- Inspiração:  Pop Art - Andy Warhol.

Exposição das “máquinas pinhole”, das fotos ‘pinhole” e das fotos com tema  “Lataria”/ publicação.

BRICOLATA
Bricolata foi montada a partir da palavra bricolagem+lata (bricolagem tem origem no termo francês bricolage, que é usado nas atividades em que a pessoa realiza para seu próprio uso ou consumo, evitando deste modo, o serviço de um profissional;  também o termo é usado na antropologia, para denominar a união de vários elementos para formação de um único e individualizado).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bricolagem

Sensibilização do módulo/textos sobre os 3 Rs/ criatividade e Arte/ Inspiração: Archimboldo e suas caras complexas.

Coletas de Latas/ Artesanato com latas com passo-a-passo (porta-trecos/ porta-lápis/ vaso/ móbile/ bonecos/ robô/ bicho...). Técnicas: pintura/ montagem/ colagem/ tecelagem/ mosaico.

Exposição dos objetos obtidos, montagem de feira de artesanato com fins beneficientes/ publicação.

LUDOLATA
O título deste módulo foi montado a partir da palavra lúdico, acrescida da palavra lata. (A palavra Lúdico é derivada, por etimologia, do sustantivo latino ludus , que significa "jogo" entre outras coisas. Designa pois tudo o que é relativo ao jogo, ócio (criativo), entretenimento, ou diversão.  Lúdico se formou por analogia a muitas palavras que empregavam o sufixo ico.  Lúdico também provém do latim ludicer, ludicra, ludicrum - divertido, ameno, próprio do jogo.
http://etimologias.dechile.net/?lu.dico

Sensibilização do módulo: o Jogo na história do homem (Homo Ludens); o lúdico e a arte; importância do jogo na educação.

Coleta de material para desenvolvimento de jogos/ criação de jogos; palavras cruzadas; catalata (caça palavras); carta enigmática (assunto: reciclagem e as latas); quebra-cabeças em PPT (figura do Archimboldo); brinquedos com lata; jogos de tabuleiro.

Exposição dos jogos obtidos, torneio de jogos na escola; publicação.

ECOLATA
O título deste módulo foi formado a partir da palavra Ecologia, acrescida da palavra lata. A palavra ecologia foi cunhada pelo alemão Ernst Haeckel a partir do termo grego okologie, formado de oikos = casa e logie = estudo de, ou seja, o estudo do habitat dos seres vivos).
http://etimologias.dechile.net/?ecologi.a

Sensibilização do módulo: significado de sustentabilidade; os princípios da sustentabilidade; sustentabilidade na comunidade e escola. Reportagens sobre as 1ªs cidades sustentáveis no mundo.

Pesquisas sobre a sustentabilidade e meio ambiente na escola e na comunidade; entrevistas; montagem de jornal mural; jornal impresso ou blog sobre o assunto; no meio ambiente; montagem de uma cidade sustentável com sucata variada e latas. Criação de Campanha de acordo com a necessidade.

Exposição trabalhos criados, palestras na escola sobre o assunto; debates e fórum. Publicação.

TEXTO COLABORATIVO FINAL
LIVRO ZIP ZAP ZUP

No final da Atividade Lúdica, os participantes serão convidados a realizar um texto colaborativo ZIP ZAP ZUP, a partir dos “Diários de Bordo” realizados em cada módulo, para que possam registrar seus sentimentos, reflexões e experiências. Esse livro poderá ser publicado em papel ou resultar em e-book em site gratuito a ser indicado.
CONTINUIDADE DE ZIP ZAP ZUP

Outros  Projetos com tema macro Sustentabilidade e Meio Ambiente (dando continuidade após o término da Atividade Lúdica, ou ainda, acontecendo paralelamente à mesma)  poderão ser criados pela equipe da escola, dependendo das necessidades, interesses  e demandas da comunidade, e contar, então,  com parceria de órgãos públicos ou de empresas interessadas.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

Após a realização de cada trabalho proposto pela atividade, nos diversos módulos, o professor lider/coorrdenador ou alguém designado por ele, deverá publicar, conforme indicação, fotos dos trabalhos (ou imagem scanneada) e depoimentos (de alunos, professores e outros particiantes), bem como o Diário de Bordo de cada módulo (que depois será aproveitado na montagem do livro final).

A publicação dos trabalhos será realizada em um blog único linkado à Atividade Lúdica, especialmente criado e customizado (com áreas criadas para cada escola).

A autorização de autoria, ou permissão para publicação, será concedida ao professor lider/coordenador de cada equipe pelo administrador do blog. E o e-mail do professor lider/coordenador (o mesmo contido no formulário de inscrição, preenchido anteriormente pela equipe) será o login de entrada nesse blog de publicações.
CONCURSOS ABEAÇO

Cada módulo de ZIP ZAP ZUP contará com um concurso especial promovido pela ABEAÇO, com regulamentos pré-estabelecidos, a serem divulgados proximamente e em tempo hábil.

. Concurso de HQ “Aventuras de Ataliba e Ladilata”
. Concurso de JinglesConcurso de Fotografia “Lataço”
. Concurso “Bricolagem com Lataço”
. Concurso de Jogo de Tabuleiro “ZIP ZAP ZUP”
. Concurso de Maquete “Cidade Sustentável”
. Concurso de Livro ZIP ZAP ZUP
DÚVIDAS

Qualquer dúvida a respeito da participação da equipe, do desenvolvimento ou da realização das atividades de ZIP ZAP ZUP poderão ser sanadas através do e-mail zipzapzup@abeaco.org.br, pela área “fale conosco”no blog de publicações.  

"Material desenvolvido por Vera Laporta".
"Ilustrações e Site Karla Granadeiro - Induz Comunicação e Design".
+55 11 3842 9512
abeaco@abeaco.org.br
Rua Afonso de Freitas, 559, cj 81 . Paraíso . São Paulo
© 2020 ABEAÇO . ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS DE AÇO . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS . UX DESIGNER KARLA GRANADEIRO